domingo, 25 de outubro de 2009

Baile "mata aula" aliciava adolescentes para tráfico e prostituição na Grande SP, diz polícia

Até onde vai esse absurdo?
Os pais pensam que seus filhos estão seguros na escola e eles vão a um "baile".
A nossa educação já está em coma, a maioria dos professores já entram em sala assinando a sua certidão de óbito e nossos estudantes ainda fazem isso.
Onde vamos parar?

Oscilações eletromagnéticas em um circuito LC

Considere um indutor ligado em série com um capacitor. Esta conexão simples é chamada de circuito LC. Vamos supor inicialmente que não exista nenhuma fonte de alimentação ligada neste circuito. Suponha que no instante inicial o capacitor esteja carregado com um carga q0. Quando o indutor for ligado aos terminais deste capacitor, começará a fluir uma corrente através do indutor. De acordo com a lei de Faraday esta corrente variável produz uma tensão variável que, pela lei de Lenz, tem um sentido tal que se opõe à alteração da diferença de potencial no terminais do capacitor. É fácil verificar, portanto, que surgirá no circuito uma corrente oscilante que percorre periodicamente o circuito, ora em um dado sentido, ora no sentido contrário. Desprezando a resistência dos fios e a resistência da bobina, como existe conservação da energia, concluímos que a corrente deveria ficar oscilando eternamente em qualquer circuito LC.
Esta situação é análoga ao efeito observado nas oscilações de um bloco preso por uma mola e apoiado sobre um plano horizontal sem atrito. Desprezando o atrito, sabemos que o bloco deve continuar oscilando eternamente com movimento harmônico simples.
Na realidade, como existe atrito, o movimento cessa no fim de um certo tempo. De modo similar, quando levamos em conta a resistência em um circuito LC a corrente tende a se extinguir depois de um certo tempo, chamado de tempo de relaxação do circuito.
A situação ideal de um circuito LC com resistência nula pode ser aceita na prática supondo-se que o indutor seja uma bobina supercondutora ligada mediante fios supercondutores com um capacitor. Porém este circuito LC só não dissipa energia enquanto o sistema for mantido a uma temperatura inferior à temperatura crítica do supercondutor considerado.
Faremos um comentário sobre supercondutores num próximo post.