quarta-feira, 24 de novembro de 2010

GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA ATINGEM NÍVEL RECORDE

A Organização Meteorológica Mundial publicou boletim nesta quarta-feira (24/11/2010). Concentração de CO2, metano e óxido nitroso se intensificou em 2009.

A "forçante radiativa", a razão entre a radiação que chega da atmosfera e a radiação que sai para ela, aumentou em 1% em 2009 e em 27,5% entre 1990 e 2009, disse a OMM.
Os índices de aumento do dióxido de carbono e do óxido nitroso foram mais baixos que em 2008, mas o fato exerceu impacto mínimo sobre as concentrações de longa duração.
Se as emissões de gases-estufa parassem por completo, ainda assim o dióxido de carbono já presente na atmosfera levaria cerca de 100 anos para sair dela.
O dióxido de carbono é isoladamente o mais importante gás-estufa causado pela atividade humana, contribuindo para 63,5 da forçante radiativa total. Sua concentração aumentou 38% desde 1750, principalmente por causa das emissões provocadas pela queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e mudanças no uso da terra, disse a OMM.
As emissões naturais de metano - resultantes, por exemplo, do derretimento da calota de gelo ártica e ao aumento da precipitação pluviométrica em regiões úmidas, elas próprias causadas pelo aquecimento global - estão ganhando importância, disse a organização.
Esse fato pode gerar um processo no qual o aquecimento global libera na atmosfera grandes quantidades de metano que, então, contribuem para um aquecimento global ainda maior.
Essas emissões naturais podem ser a razão pela qual a concentração de metano vem aumentando na atmosfera ao longo dos últimos três anos, após quase uma década sem subir, disse a OMM.
Atividades humanas como a criação de gado, o plantio de arroz, a exploração de combustíveis fósseis e aterros sanitários são responsáveis por 60% das emissões de metano, e fontes naturais respondem pelo restante.
Todos nós sabemos que se não fosse o efeito-estufa, não haveria o tipo de vida que existe hoje na terra, o problema maior é que ainda não há um consenso entre os estudiosos do clima sobre a influência humana nesse evento. O fato é que o aumento está ocorrendo de forma considerável e se não agirmos rápido, pode ser tarde.