Segundo o levantamento, existe necessidade de desenvolvimento de redes integradas e parcerias entre empresas e universidades
A educação corporativa pode ser definida como a prática coordenada de gestão de pessoas e do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Não se trata apenas de treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra, mas de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.
Segundo pesquisa realizada pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), a educação corporativa brasileira é realizada principalmente por grandes companhias, o que mostra a necessidade de ampliação pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas).
Principais desafios
O levantamento destacou os maiores desafios da educação corporativa no País. Confira abaixo:
- permitir o acesso irrestrito a todos os públicos internos e externos;
- conscientizar e aumentar a participação das lideranças em todo o processo;
- valorizar a meritocracia como elemento crítico no desenvolvimento das pessoas;
- integração entre ações da educação corporativa e as demais áreas das empresas;
- superar barreiras culturais;
- ter mensuração e avaliação apropriadas dos resultados obtidos;
- consolidar práticas existentes no mercado;
- ter a educação corporativa como elemento indutor da sustentabilidade na empresa.