segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pesquisa revela os principais desafios da educação corporativa no País

Segundo o levantamento, existe necessidade de desenvolvimento de redes integradas e parcerias entre empresas e universidades

A educação corporativa pode ser definida como a prática coordenada de gestão de pessoas e do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.



Não se trata apenas de treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra, mas de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.


Segundo pesquisa realizada pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), a educação corporativa brasileira é realizada principalmente por grandes companhias, o que mostra a necessidade de ampliação pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas).


Principais desafios


O levantamento destacou os maiores desafios da educação corporativa no País. Confira abaixo:


  • permitir o acesso irrestrito a todos os públicos internos e externos;

  • conscientizar e aumentar a participação das lideranças em todo o processo;

  • valorizar a meritocracia como elemento crítico no desenvolvimento das pessoas;

  • integração entre ações da educação corporativa e as demais áreas das empresas;

  • superar barreiras culturais;

  • ter mensuração e avaliação apropriadas dos resultados obtidos;

  • consolidar práticas existentes no mercado;

  • ter a educação corporativa como elemento indutor da sustentabilidade na empresa.