terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O ato de ensinar.

"A ação de ensinar é intencional e, portanto, pressupõe um conhecimento que a coordene. Ela se orienta a partir de uma previsão e se ordena e reordena à luz do desenrolar da execução, ou seja, ela se redefine na própria efetivação e isto gera conhecimento sobre a própria ação. O ensinar, ou melhor, o tentar ensinar, gera conhecimento sobre o ensino, uma vez que não pode prescindir dele." (Valle Filho, 1988, p. 64)

Quando entramos numa sala de aula, nossa idéia tá formada, esperamos despertar aquilo que já imaginamos em casa, porém, na maioria das vezes, as perguntas que esperamos que os alunos façam, não surgem, por isso, é necessário que durante a aula, nossas ideias se reordenem, se reorganizem, para que durante a execução da aula, o professor não se perca. É a partir do ato de ensinar que surgem os conhecimentos sobre o ensino e é durante esse processo que aprendemos a ensinar. Por causa dessa organização e reorganização de ideias que o ensino não sobrevive sem o saber ensinar e vice-versa.