quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Relações de Poder

Podemos citar duas formas em que o poder se apresenta: (1) Poder coercitivo e (2) Poder não coercitivo.

O poder coercitivo é esse em que nossa sociedade é estruturada, um poder onde o interesse da minoria (ricos) prevalece sobre o da maioria (pobres), onde a maioria outorga e abdica o direito de decisão. Quem está no poder não se interessa em manter a "massa" bem e feliz, mas sim em manter a "massa" trabalhando, para que se produza mais e mais, com a desculpa que estamos indo em direção ao sucesso, ao desenvolvimento. Porém esse sucesso, fica a cada dia mais distante. Nota-se que os anos passam, os "líderes" mudam, mas o povo continua nas mesmas condições que vivia em séculos passados. Somos a massa trabalhadora que move o mercado em prol da felicidade de uma minoria.

O poder não coercitivo é o inverso, ele é pautado na benevolência, não confunda com inocência. O líder tem a tarefa de manter a "massa" unida. Ele não coloca os interesses individuais acima dos do coletivo. Ele é exemplo de vida, um guia, um pacificador.

Será que agora você poderia responder como o poder se apresenta na sua vida? como ele se apresenta na sua escola? como você trata seus alunos?

Lembre-se sempre que: "O educador é um facilitador da aquisição de conhecimento, não um ditador que impõe suas próprias regras, em prol do seu interesse pessoal." 

Pense nisso!!!