LUDWIG EDUARD BOLTZMANN nasceu em 20 de fevereiro de 1844 em Viena, Áustria. Quando garoto, colecionava borboletas e estudava plantas. Tornou-se órfão de pai aos 15 anos. Estudou Física na Universidade de Viena; teve como principal professor, Josef Stefan, cujo trabalho sobre radiação, Boltzmann deu continuidade. Recebeu seu doutorado em 1866 e após dois anos de trabalhos com Stefan, foi indicado como Professor de Física Matemática na Universidade de Graz.
Em 1869, trabalhou em Berlin com Gustav Kirchhoff e com Hermann von Hemlholtz em 1871. Entre 1873 e 1876, atuou como Professor de Matemática na Universidade de Viena, retornando à Graz para ser catedrático de Física Experimental, período em que já era bem conhecido no cenário científico, sendo visitado por Wilhelm Ostwald, um dos fundadores da físico-química. Em 1893, sucedeu Stefan na Universidade de Viena como Professor de Física Teórica. Em 1900, por convite de Oswald, vai para a Universidade de Leipzig, retornando para Viena em 1902 sendo responsável por lecionar também “Métodos e Teoria Geral das Ciências Naturais”, curso de abordagem de problemas filosóficos. Boltzmann tornou-se um sucessor indireto de Ernst Mach, catedrático de “História e Teorias das Ciências Indutivas”.
A resistência dos cientistas do século XIX à teoria atomística juntamente com seu grave problema de visão e transtornos psíquicos culminaram por levar Boltzmann ao suicídio em 5 de setembro de 1906.
Nenhum comentário:
Postar um comentário